A.B.D.V.M.
Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular

Notícias - 14/02/2014

+ Notícias

Implicações da Visão Monocular Adquirida (perda de um olho)
 


A visão monocular afeta a visão e o indivíduo em diversas maneiras. Há duas conclusões principais que são dirigidas uniformemente e predominantemente pela literatura publicada e pelas autoridades. Os dois déficits preliminares são: perda da visão binocular estereóptica e redução do campo de visão periférico. A maioria dos sintomas da visão monocular é um resultado dessas duas deficiências.

1. Literatura
De acordo com Borrish, a visão monocular em comparação com os resultados binoculares revela uma diminuição de aproximadamente 25% no tamanho do campo de visão. A monocularização também causa uma ausência da estereopsia que deriva da falta da comparação, ou seja, da desigualdade retinal presente em indivíduos binoculares. Os indivíduos monoculares terão diminuída a acuidade visual (comparado a suas contrapartes binoculares) por causa de sua falta da soma binocular. A soma binocular é o fenômeno por que os seres vêem mais e melhor com ambos os olhos junto do que por um olho sozinho. As pessoas monoculares têm uma diminuição em sua orientação (de espaço) que resulta de uma falta das sugestões cinestésicas que se extraem da convergência (“visão binocular que aponta”) e da acomodação (focalizar).
Gunter von Noorden escreve que a visão monocular dá pistas – do paralaxe do movimento, da perspectiva linear, da folha de prova dos contornos, da distribuição dos destaques e das sombras, do tamanho de objetos sabidos e da perspectiva aérea – que podem ser usadas para a orientação espacial. Indica, “a natureza de indícios não estereoscópicos são experimentais e podem ser significativas quando são capazes de ser relacionados à experiências passadas.”
Brady escreve que o problema principal na visão monocular é primeiramente atribuído a uma perda da estereopsia e a uma redução do campo de visão periférico. De acordo com Brady, a perda da visão periférica está entre dez e vinte por cento. Diz o autor que esses problemas se manifestarão como dificuldades que comprometem a coordenação – falta de jeito – gerando a colisão em objetos e/ou pessoas, dificuldade para subir e descer escadas e meio-fios, cruzar ruas, dirigir, praticar os vários esportes e as atividades da vida diária que requerem a estereopsia e a visão periférica. Brady acredita que as pessoas podem desenvolver uma consciência por causa da condição monocular, gerando um prognóstico melhor se ela ocorrer em uma idade mais nova.
Brady expõe interesses e cuidados adicionais para indivíduos monoculares. Um, a necessidade de proteger o olho bom. Dois, a necessidade ter prescrições alternativas na mão. Três, a necessidade de dirigir empregando o DAE (dispositivo automático de entrada) e técnicas tais como espelhos especiais, fazendo a varredura com a cabeça e os olhos, e realçar a atenção. Quatro, as implicações da restauração da estética. E cinco, os interesses para um dispositivo protético.
Schein escreve, “os indivíduos limitados pela perda da visão em um olho têm dificuldades na percepção de profundidade.” “determinar a distância dentro de um metro do olho é extremamente difícil e altamente enganosa.” “além de um metro, outras sugestões de distância podem substituir a perda da desigualdade binocular, desde que os indivíduos monoculares estejam livres para mover suas cabeças, o que permite que obtenham a informação sobre distâncias relativas fazendo exame de mais tempo do que quando as imagens visuais de ambos os olhos podem ser sobrepostas binocularmente.” “Contratempos podem ocorrer quando as pessoas monoculares estão no trânsito pesado, exceto se a cabeça estiver movendo-se constantemente de um lado ao outro para o aumento o campo visual”. Acredita que a reabilitação é mais fácil quanto mais jovem, que uma perda gradual da visão em um olho permite ajustes melhores às circunstâncias do que a perda repentina, e que a reabilitação é mais complicada com uma perda total do que com uma perda parcial da visão. A respeito de dirigir com segurança, Schein cita um estudo por Keeney, e outros, que indica que, “por todo o país, os indivíduos monoculares têm sete vezes mais acidentes do que a população geral com que foram comparados.” Declara Schein, as “atividades mais afetadas são aqueles que requerem o trabalho a uma curta distancia dos olhos (por exemplo barbeiro, esteticista, barman, mecânico, trabalhador da agulha, cirurgião); aqueles que envolvem a operação do veículo (por exemplo piloto da linha aérea, motorista de ônibus, maquinista); e algum trabalho que exige o vigilância visual prolongado (por exemplo controlador de tráfego aéreo).”

De acordo com Linberg, “recuperação depois que a perda de um olho requer um ajuste à visão monocular e a definição de um trauma emocional significativamente sério.” Linberg, Tillman e Allara examinaram 125 pacientes monoculares através de questionários a respeito da recuperação que segue a perda da visão de um olho. Seus resultados mostraram: 85 dos 125 entrevistados relataram que a perda não tinha mudado sua vida em nenhuma maneira; 7 relataram problemas visuais persistentes; 12 relataram problemas no emprego; e 21 relataram a ansiedade ou a baixa auto-estima. Entre 49 com perda repentina, 50% relatou menos de um mês de período de ajuste para dirigir, trabalhar, recreação, atividades caseiras, ou andar. Noventa e três por cento das pessoas questionadas relataram que seus ajustes foram terminados em 1 ano. Os autores concluíram que “a maioria de pacientes podia recomeçar atividades diárias após um curto período de ajuste. Os problemas com o emprego e a auto-estima eram freqüentes, mas os problemas visuais eram incomuns”.

Nicholas, Heywood e Cowey avaliaram a sensibilidade do contraste no que diz respeito a um único olho. Investigaram os efeitos do “enucleation” monocular na concordância do desenvolvimento da sensibilidade do contraste no olho restante. A conclusão foi de que o olho restante teve um contraste realçado em relação aos outros pacientes. E que quando o olho foi removido mais cedo o contraste da sensibilidade foi realçado.

Marotta, Perrot, Nicolle, Servos e Goodale investigaram a incidência dos movimentos principais nos pacientes com um olho enucleated (indivíduos monocular) comparado aos indivíduos binoculares com um olho coberto durante o desempenho visualmente guiado para captar o movimento. Concluíram que pacientes monoculares geraram mais movimentos para utilizar mais sugestões retinais a fim de ajudar o ponto de visão manualmente.

Goltz, Steinbach e Gallie investigaram a incidência e a magnitude do giro da cabeça nos pacientes “enucleated” unilateralmente em uma idade adiantada (indivíduos monocular) comparada aos indivíduos normais que tiveram um olho vendado. Concluíram, “a direção do giro da cabeça são adaptáveis porque a oclusão pelo nariz no campo contralateral é reduzida”.

Para sumariar estes autores, a visão monocular em comparação à visão binocular impactará o indivíduo afetado em diversas maneiras. São primeiramente a perda do estereopsia e a redução da visão periférica. Tais sintomas causarão problemas na, habilidade do uso do olho, nos julgamentos da profundidade, na orientação, na mobilidade, e em algumas atividades da vida diária tais como jogar esportes, subir escadas, dirigir, escalar, atravessar cruzamentos, enfiar uma linha na agulha etc.. A maioria das pessoas que tiveram perda da visão de um olho acredita que se adaptaram a sua condição em um ano e muitos relatam que a perda não tinha mudado sua vida em nenhuma forma permanentemente. Os problemas são relatados frequentemente com consideração ao emprego e à auto-estima. Virar a cabeça para o lado que se perdeu a visão é uma adaptação prevista e serve para que se maximize o campo de visão restante. A sensibilidade do contraste no olho restante pode ser realçada depois da perda monocular “desempenho supernormal” da visão. Os indivíduos monoculares podem demonstrar mais movimentos da cabeça como uma maneira de ter a percepção de profundidade para realçar a habilidade do olho na coordenação das tarefas.

2. Interesses Ocupacionais
Como relatado por Schein, as ocupações mais afetadas pela perda monocular da visão são aquelas que requerem o trabalho a uma curta distância do olho, a operação de veículos e o trabalho que exige vigilância visual prolongada. O trabalho próximo é considerado geralmente como tarefas visuais dentro de aproximadamente um metro dos olhos. Além desta distância as demandas na quantidade de acomodação (focalizar) e a convergência (alinhamento ocular) são mínimas, e as sugestões monoculares à percepção de profundidade estão aumentando quando as sugestões (binoculares) estereópticas estão diminuindo. Em vários aspectos o trabalho próximo afetará o indivíduo na realização das demandas visuais impostas pela tarefa. Entre as características a serem consideradas incluem-se: demandas da acuidade visual, exigências do campo visual, contraste, iluminação direta da área e do fundo, brilho, posição da tarefa dentro do campo visual, distância específica do visor à tarefa, grau de discernimento da figura requerido, grau de estereopsia requerido, variar a distância e a posição relativo à tarefa da consideração, e a ergonomia da tarefa.
A visão monocular contra a visão binocular no que diz respeito aos aspectos da observação do trabalho próximo aos olhos é comparada na seguinte forma: Se não houver nenhuma diferença do desempenho entre o monocular e o binocular são “igual”. Se houver uma desvantagem entre o monocular e binocular, está avaliado como a “desvantagem” sob a coluna apropriada. Se houver um qualificador, por exemplo suave, médio, ou significativo, então o termo estará colocado junto com a desvantagem na coluna apropriada.

Monocular Binocular

Acuidade visual suave a nenhuma desvantagem
Campo visual desvantagem média
Contraste igual igual
Iluminação
Área direta igual igual
Fundo igual igual
Brilho igual igual
Posição da tarefa suave a nenhuma desvantagem
Distância da tarefa suave a nenhuma desvantagem
Figura igual igual
Estereopsia requerida desvantagem significativa
Distância Não-variável desvantagem suave
Posição Não-variável desvantagem moderada
Ergonomia fixa suave para moderada desvantagem

A vigilância pode ser considerada como o grau de exigência visual requerido por uma tarefa particular. Como o grau de atenção visual requerido para inspeção detalhada das demandas aumenta com a visão próxima da tarefa, é assim que se apura a demanda em cima do sistema visual. As habilidades visuais requeridas para tais tarefas diferem em indivíduos monocular contra indivíduos binoculares e variam dependendo da natureza da tarefa. Para indivíduos monoculares, as habilidades visuais requeridas são: acuidade visual, acomodação, campo visual, e atenção visual. Dependendo da natureza da tarefa, podem também incluir: percepção de profundidade, memória visual e habilidades de percepção visual. Para indivíduos binoculares, as habilidades visuais requeridas são: acuidade visual, acomodação, convergência, “phorias”, amplitudes e escalas, campo visual, e atenção visual. Dependendo da natureza da tarefa, podem também incluir: percepção de profundidade, memória visual e habilidades de percepção visuais.
Há pouco a nenhuma diferença nas habilidades visuais requeridas entre indivíduos monocular e binocular para: acuidade visual, acomodação, atenção visual, memória visual e habilidades de percepção visual.
Os indivíduos monoculares são prejudicados consideravelmente no campo visual e, caso a tarefa requeira, à percepção de profundidade estereóptica. Indivíduos binoculares são prejudicados talvez com consideração ao “phoria”, a convergência e as amplitudes e as escalas de fusão.

3. Segurança e proteção de olho
Os interesses e as precauções de segurança devem ser dirigidos para proteger o olho restante nos indivíduos com perda monocular da visão. Mesmo se tais indivíduos não necessitarem de nenhuma prescrição de lente para a acuidade visual, devem usar diariamente protetor com as lentes feitas de policarbonato. O policarbonato é um padrão da indústria para a segurança e a proteção de olho. O indivíduo requererá o par múltiplo do tipo óculos de segurança com as lentes do policarbonato para as seguintes razões e finalidades. É recomendado no mínimo dois pares para o caso de um ser perdido, quebrado ou de outra maneira não estar disponível. Dessa forma o indivíduo terá reserva par usar de modo a não ficar sem a proteção. A prescrição bifocal pode ser necessária para a escolha lentes dependendo da idade, da acomodação, e das necessidades específicas, da ocupação e da profissão do indivíduo monocular. Os “sunglasses” são recomendados para a fotofobia. Vidros para a noite, especialmente para dirigir a noite com revestimento anti reflexivo para realçar a acuidade, diminuição da reflexão e diminuição da tensão potencial do olho e do brilho são recomendados. A proteção especial de segurança para esportes é recomendada se o indivíduo praticar esportes. A proteção de segurança para o lugar de trabalho pode ser requerida mesmo que o indivíduo não esteja em ambientes potencialmente perigosos. Para quem não trabalha nesses ambientes, a estrutura do óculos seriam recomendados ser fabricados fora dos materiais oftalmológicos resistentes e embora não requerido pela lei, encontrando-se com possivelmente padrões de segurança do ANSI.

4. Dirigir
Desafios aumentados terão os indivíduos monoculares para dirigir. Tais dificuldades relacionam-se especificamente à percepção de profundidade e à visão periférica.
Keeney, entre outros., afirma, “por todo o país, indivíduos danificados monocularmente têm sete vezes mais acidentes do que a população geral com que foi comparado.” Recomenda que para monoculares seja negado licenças da classe 1, (licença de dirigir comercialmente no transporte de pessoas), e isso seja advertido pelos doutores a respeito do risco aumentado de acidentes.
As exigências visuais para dirigir variam nos estados, mas a maioria permite aos monoculares dirigir e requerem o mesmo nos termos do acuidade visual. Quando a maioria de estados tiverem exigências do campo visual, o *** mais/todas as exigências dos estados para a extensão do campo visual está encontrado com pela quantidade de campo visual monocular.
Os DAE (dispositivo automático de entrada) óticos tais como espelhos com campos largos e espelhos em ambos os lados do veículo são recomendados para o motorista monocular. Treinar o incentivo de movimentos da cabeça e do olho para a exploração aumentada e a consciência periférica da visão é recomendado. Submeter-se a uma avaliação da habilidade e da segurança dos motoristas por um especialista é recomendado. Se houver um problema, tais especialistas estão treinados para fornecer o treinamento ao indivíduo para assegurar uma direção segura..
Dependendo do indivíduo e da avaliação pelo especialista em direção, determinadas limitações por uma quantidade de tempo especificada, ou permanente podem ser indicadas. Tais limitações podem incluir: equipamento adaptável especial (por exemplo, espelhos, transmissão automática), dirigir somente na luz do dia, limitações da velocidade, dentro de determinadas distâncias, limitação do tempo, e/ou de não dirigir em estradas. A pessoa pode ser requerida a ter sua licença de motorista renovada mais frequentemente do que de outra maneira.

5. Atividades Diárias
As atividades da vida diária (ADL’s) representam as atividades que os indivíduos encontram na vida diária regular. Tais atividades incluem: mobilidade, andar, cozinhar, limpeza da casa, manutenção da casa, limpeza do carro, manutenção do carro, leitura, trabalho do computador, shopping, cuidar-se, higiene, e roupa que se lava e passa. De preceder; o trabalho da mobilidade, do passeio, da manutenção, da leitura e do computador afeta o indivíduo monocular.
A respeito da mobilidade e da movimentação, o indivíduo monocular, especialmente durante seu período da adaptação, pode ter dificuldades. Seja em conseqüência da percepção de profundidade, que afeta o equilíbrio, seja em conseqüência da diminuição do campo de visão periférico, que causa o aumento do risco de colidir em objetos. Ambos podem se esperar melhoras com o tempo e com reabilitação. De acordo com Linberg, e outros, a maioria das pessoas conseguem recomeçar as atividades diárias após um período curto do ajuste.
A respeito do carro e da manutenção da casa, essas atividades podem ser afetados pela visão monocular quando a tarefa requerer níveis finos de habilidade do olho para coordenação e estereopsia. Nas tarefas que requerem estas habilidades, recomenda-se que para aqueles que são potencial perigosos seja empreendido com cuidado, ou feito por alguma outra pessoa.
A respeito do trabalho da leitura e do computador, o indivíduo monocular pode ter interesses especiais para estas atividades. Consulte por favor o que é escrito acima de concernir o trabalho próximo como interesses para a queda do trabalho da leitura e do computador sob esse domínio.
A respeito do restante dos ADL’s, nenhuns deles poder-se-ia esperar qualquer grau significativo de desvantagem do indivíduo monocular em relação a um indivíduo binocular.

6. Risco Futuro
Pelo fato de os indivíduos monoculares terem perdido seus “sobressalentes visuais”, têm um risco maior de cegueira futura. Devem ser educados na prevenção, no cuidado e na manutenção de sua visão. A necessidade de proteção de olho foi comentada acima. Recomenda-se que a segurança do olho seja ensinada por um especialista da visão apropriado. Recomenda-se que instruções e conselhos sejam fornecidos ao indivíduo monocular a respeito da prevenção, do cuidado e da gerência de infecções do olho, de doenças e de ferimentos. O indivíduo monocular, em relação ao binocular, não tem um risco maior de doenças de olho, ou uma infecção (à exceção do ophthalmia sympathetic).

7. Passatempos
A visão monocular pode afetar o desempenho e consequentemente a apreciação de alguns passatempos. Há somente determinados poucos passatempos que não seriam recomendados e são advertidos de encontro para ao indivíduo monocular adquirido da visão (por exemplo, dirigir de carro de corrida). A maioria dos passatempos pode ser executada e apreciado. Entre os passatempos que requereriam o ajuste da visão binocular à visão monocular estão: golf, pesca, baseball, basketball, football, soccer, hockey, equitação da bicicleta, skiing, escalar da montanha, trabalho da agulha e esculpir. Entre os passatempos onde mínimo a nenhum ajuste espere-se da visão binocular à visão monocular estão: disparar, sinuca e billiards do rifle, instrumentos musicais, fotografia, archery, selo (arte, moeda etc..) coleta, astronomia, corredor, hiking, pintar, nadar e escrever.

8. Perda e comprometimento
De acordo com o PDR da oftalmologia, a perda total da visão de um olho constitui uma perda de 25% do sistema visual e um comprometimento de 24% para o homem como um todo.

10. Reabilitação
A ausência do estereopsia não significa que o indivíduo não terá nenhuma percepção de profundidade. Como Gunter von Noorden citou, a visão monocular fornece pistas sobre a profundidade que podem ser aprendidas com a experiência. Os problemas com percepção de profundidade podem ser discutidos no treinamento visual da reabilitação para a coordenação da habilidade do olho, o julgamento relativo da profundidade e a orientação espacial.
Muitas pessoas além dos indivíduos monoculares tiveram restringida sua visão periférica (por exemplo, derrame ou glaucoma). As técnicas utilizadas com aqueles pacientes em sua reabilitação visual seriam extremamente benéficas de ser ensinadas aos indivíduos monoculares, como forma de elevar sua consciência para impedir problemas, evitando determinadas situações (por exemplo noite que dirige).
A luta pela inclusão e proteção à pessoa com deficiência conquistou mais uma vitória nesta quinta-feira, 14/7, com a sanção do governador Geraldo Alckmin da Lei Estadual 14.481/11, de autoria de Marcos Martins (PT).
O texto da lei, aprovado por unanimidade em sessão extraordinária no dia 15 de junho, prevê a promoção da igualdade através da classificação da visão monocular ” pessoas que enxergam com apenas um dos olhos ” como deficiência visual, para que seus portadores tenham acesso aos benefícios legais destinados aos demais deficientes.
Com a sanção, impedimentos externos comuns aos monoculares, presentes em diferentes esferas do cotidiano, principalmente na disputa por uma vaga no acirrado no mercado de trabalho, deixam, agora, de existir no Estado de São Paulo. É fato comprovado que a visão monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser um obstáculo nas atividades dos seus portadores.
No Brasil, a proteção à pessoa com deficiência é preceito expresso na Constituição Federal de 1988, mas textos legais definiam quadros de deficiência, como físicas, auditivas, visuais, por exemplo, deixando um vácuo no entendimento de outras experiências de perdas orgânicas.
O Poder Judiciário já apresentou decisões em favor da inclusão da visão monocular nos quadros de deficiência, objetivando a condução de seus portadores ao acesso a direitos

Artigo disponível em: http://www.nora.cc/patient_area/monocular_vision.html

 

Fonte: http://www.direitodeirevir.com.br/2012/04/implicacoes-da-visao-monocular-adquirida-perda-de-um-olho-2/

 

+ Notícias

 

 

 

 

InicialQuem SomosDocumentosFórumFale ConoscoColabore